DESAFIO: 7 ETAPAS / 10 DIAS – VIAGEM DE ÉVORA A BRAGA
Etapa 5 – de Portimão a Faro guiados pelo fio de Ariadna
Etapa 4 – de Odemira a Portimão de bicicleta, geografias que se aproximam
Sic Notícias – Aqui vou eu para a Costa
Bicicleta eléctrica: a alternativa para deixar o automóvel
De bicicleta eléctrica: assim também eu! Então anda.

Viajar de comboio e bicicleta

Andar de comboio e bicicleta na Alemanha é muito fácil porque praticamente todos os comboios levam bicicletas. Tem de se ter atenção às filas que se fazem na plataforma para entrar nas carruagens destinadas ao transporte de bicicleta. O número de bicicletas em viagem é muito elevado e corre-se o risco que termos lugar e ficar apeado a aguardar o próximo mas já no início da fila. A extensa rede de vias de ciclo-turismo é apoiada por este sistema de intermodalidade – bicicleta + comboio. Esta é a estação de Regensburg (Bavária), fica no percurso do Danúbio que tem, na Alemanha, uma via ciclável de cerca de 590 km. Podem fazer-se as várias etapas combinando comboio com bicicleta quando chega o momento de voltar para trás.

O processo de transporte das bicicletas é muito prático e rudimentar: tem bancos que se recolhem quando há bicicletas e umas fitas extensíveis que as prendem umas contra as outras. Esta segunda fotografia é tirada no interior do comboio para Passau – ultima estação de comboio para quem faz via do Danúbio na Alemanha.

Em praticamente todas as estações existem elevadores ou rampas através dos quais se levam as bicicletas para as plataformas e a maioria destas é nivelada com a entrada nos comboios. Ter de subir escadas com bicicletas eléctricas mais os respectivos alforges é um tormento devido ao peso.