Skip to main content
Dar a Volta na SIC Mulher
1000 km em 10 dias
Vias Verdes de França
Ecopista do Tâmega
Dar a Volta na RTP
De Faro a Almodôvar pela N2
De Portimão a Faro guiados pelo fio de Ariadna
De Odemira a Portimão de bicicleta, geografias que se aproximam
Sic Notícias – Aqui vou eu para a Costa
Bicicleta eléctrica: a alternativa para deixar o automóvel
Arrow
Arrow

De bicicleta eléctrica: assim também eu! Então anda.

O comentário que as pessoas que andam de bicicleta eléctrica mais escutam é o seguinte: assim também eu! E a resposta que habitualmente dão é: então anda!

A maior parte das bicicletas eléctricas tem 4 níveis de assistência – eco, tour, sport e turbo – respectivamente da menor à maior ajuda e, ainda, o modo desligar a ajuda. A assistência eléctrica desliga automaticamente em duas situações: quando atinge os 25 km/h e quando se pára de pedalar.

Há modelos que se adaptam a todas as necessidades. De bicicleta eléctrica não há longe para qualquer idade, não há o “estar em baixo de forma” porque em ambos os casos pode regular-se o nível de assistência.  A geografia do terreno deixa de ser um problema porque ligamos o Sport ou o turbo e temos a ajuda que necessitamos em função do ritmo a que pedalamos. Este tipo de motores é inteligente porque: 1. mede a frequência da pedalada; 2. a velocidade a que vai a bicicleta; e 3. a força que fazemos nos pedais. É com base nestes três indicadores de medida que a assistência é dada e, ainda, sugere qual a mudança mais adequada ao andamento.

Os dados que se seguem dizem respeito à venda de bicicleta eléctrica nos diferentes países da União Europeia. A Holanda, um país plano, aparece em segundo lugar. A bicicleta elétrica, para além de possibilitar viagens longas a pessoas mais velhas, tem a grande vantagem de facilitar o andar contra o vento.(consulte o site que tem estes dados no link da fonte).

Fonte das estatísticas: https://www.statista.com/statistics/397775/electric-bicycle-sales-volume-in-the-european-union-eu-by-country/

Os dados mostram como a venda de bicicletas eléctricas tem aumentado na União Europeia entre 2006 e 2014 (consulte o site que tem estes dados no link da fonte).

Fonte das estatísticas: https://www.statista.com/statistics/397775/electric-bicycle-sales-volume-in-the-european-union-eu-by-
country
Fonte da Fotografia: Alto da Serra da Boa Viagem na Figueira da Foz, vista sobre a praia de Quiaios – do álbum da viagem Aveiro – Figueira da Foz realizada por um casal de viajantes com mais de 50 anos.