Skip to main content
Dar a Volta na SIC Mulher
1000 km em 10 dias
Vias Verdes de França
Ecopista do Tâmega
Dar a Volta na RTP
De Faro a Almodôvar pela N2
De Portimão a Faro guiados pelo fio de Ariadna
De Odemira a Portimão de bicicleta, geografias que se aproximam
Sic Notícias – Aqui vou eu para a Costa
Bicicleta eléctrica: a alternativa para deixar o automóvel
Arrow
Arrow

Bicicleta + qualquer tipo de transporte

Nas primeiras décadas, a Volta leva em si, país fora, as grandes novidades tecnológicas de transporte pessoal: as bicicletas e também os automóveis nos quais se desloca toda a comitiva que acompanha os corredores. Aliás a industria automóvel é, desde sempre, uma das patrocinadoras da grande corrida de bicicletas, como é o caso da Austin em 1927 e ultimamente outras marcas.

Em 90 anos as opções de transporte pessoal alteraram-se grandemente e atualmente o facto de preferencialmente se usar apenas um dos meios ao nosso dispor torna-se um problema à vida das cidades. No sentido de melhorar esta situação, a solução passa cada vez mais por combinar meios de deslocação activos - a pé e de bicicleta  - com meios de transporte público. Junto algumas imagens das diferentes possibilidades ao dispor:

  • bicicleta + transportes públicos
  • bicicleta + automóvel
  • bicicleta + avião

 

Bicicleta dobrável no comboio da linha de Sintra
Dobrável no comboio
Dobrável no comboio Alfa
Bicicleta + barco. Bicicletas eléctricas no barco para Almada
Bicicleta + avião. Dobrável dentro do saco grande
Três bicicletas dobráveis no porta-bagagens de um automóvel comum
Bicicletas no Comboio da linha Cascais
De bicicleta até ao comboio
Estação de Aveiro
Bicicleta + barco. Sala de espera da Transtejo - Cais do Sodré
Bicicleta + avião. Dobrável a carregar o saco onde foi transportada
Combinar bicicleta dobrável com automóvel

Modelos de bicicletas para todas as necessidades

A mobilidade diária tem de ser pensada face a diversidade de meios ao dispor e a bicicleta evoluiu muito na diversidade de oferta de modelos que se adaptam a todos os estilos de vida:

  1. A dobrável que se arruma debaixo da secretária, pode ser levada para qualquer lado, seja no porta bagagens, no autocarro, em qualquer comboio e no avião.  
  2. Para transporte de bagagem, existem malas para todos os gostos, desde as mais chiques às mais cargo que levam tudo aquilo que se necessita.

Rede de transportes 

O transporte das bicicletas é gratuito em todos os Transportes Públicos - metro, comboio, autocarro e barco (algumas carreiras restringem o transporte à hora de ponta se a lotação for elevada). 

Na linha do Norte, o comboio Intercidades já leva bicicletas. As dobráveis podem viajar sem qualquer restrição porque são consideradas bagagem em todos os transportes. 

Faltam autocarros de carreiras inter-cidades preparados para levar bicicletas, com um sistema parecido ao já existente no Funchal. A CP brevemente terá as restantes linhas apetrechadas de carruagens preparadas para levar bicicletas.