Skip to main content
DESAFIO: 7 ETAPAS / 10 DIAS – VIAGEM DE ÉVORA A BRAGA
Etapa 6 – de Faro a Almodôvar pela N2
Etapa 5 – de Portimão a Faro guiados pelo fio de Ariadna
Etapa 4 – de Odemira a Portimão de bicicleta, geografias que se aproximam
Sic Notícias – Aqui vou eu para a Costa
Bicicleta eléctrica: a alternativa para deixar o automóvel
De bicicleta eléctrica: assim também eu! Então anda.
Arrow
Arrow

A Volta a Portugal em bicicleta faz hoje 90 ANOS

A Volta a Portugal em bicicleta foi criada pelo Diário de Notícias e pelo jornal Os Sports. De acordo com Gil Moreira, na sua obra A História do Ciclismo em Portugal, a ideia de realizar uma Volta a Portugal é de Raul Oliveira, jornalista de Os SportsA criação da Volta inscreve-se num registo de acaso e oportunidade por parte dos jornais, que procuram estratégias que lhes permitam assegurar a liderança na competição que estabelecem uns com os outros.

É num contexto algo paradoxal entre, por um lado, a vigilância crítica dos jornais concorrentes e, por outro, a mobilização solidária de instituições e entidades à escala nacional, que a 26 de Abril de 1927 parte o cortejo de 37 ciclistas da Praça Marquês de Pombal em direcção ao Cais do Sodré, onde se dá o embarque no cacilheiro Atalaia e, feita a travessia do rio Tejo, uma vez chegados a Cacilhas, tem início a primeira Volta a Portugal em bicicleta.

O número de ciclistas, à partida, diverge entre os jornais organizadores: o Sports coloca na primeira página do dia 27 de Abril de 1927 que são 37 corredores e o Diário de Notícias de 26 de Abril coloca na capa que são 42. A explicação desta diferença deve ter a ver com a data da notícia, no dia 26 deviam ser esperados 42 ciclistas, e como o Sports só dá a notícia um dia depois da partida avança já com o número daqueles que de facto se apresentaram.

A prova desportiva, alargada agora a todo o território, vai tornar-se um inédito para a imprensa escrita, para o próprio ciclismo e, sobretudo, para as aldeias e vilas por onde a Volta irá passar. A Volta, desde o anúncio da sua realização em Janeiro de 1927, produz um eco fora do comum na imprensa escrita porque é noticiada por praticamente todos os jornais, em especial naqueles que são declaradamente contra a realização do evento.