Com o projeto Dar a Volta ao uso da bicicleta realizei o primeiro percurso da Volta a Portugal em bicicleta que data de 1927, com cerca de 2000 km. Fiz todas as etapas, algumas duas vezes, de pedelec (bicicleta com assistência eléctrica). Com este tipo de bicicleta qualquer um pode fazer dar a volta a Portugal, não tem de ser atleta, mas pode vir a tornar-se porque à medida que os quilómetros avançam a condição física também melhora e vamos necessitando de menos ajuda. O motor da bicicleta está nos pedais e este só ajuda se pedalarmos. Se paramos de pedalar a bicicleta pára.

Com este projeto pretendo questionar a mudança social ocorrida ao longo de mais de 90 anos tendo como foco os usos da bicicleta e, essencialmente, demonstrar como a viagem de bicicleta tem um valor económico e social para os pequenos lugares. A viagem de bicicleta começa no momento em se parte, todo o percurso interessa e não só o lugar de chegada. De bicicleta investe-se economicamente e emocionalmente em todos os lugares atravessados.

Este site académico é um meio de divulgação dos resultados da investigação que vai sendo realizada, mas também pretende ser um meio de relação com a comunidade. Com a publicidade da beleza dos vários percursos pretendo inspirar novos viajantes. Com a análise crítica dos vários percursos, tendo como referência de comparação dados recolhidos em viagens idênticas realizadas noutros países, pretendo influenciar decisores políticos no sentido de melhorar as condições de segurança a quem viaja ou tão só se desloca de bicicleta. 

Um bom exemplo é a necessidade de uma ciclovia à beira do rio Tejo, de Alverca ao Guincho – do ponto de vista turístico e enquanto via de mobilidade urbana já não é necessário grande argumento para demonstrar a sua viabilidade económica, sucesso estético e valor social.

Boas viagens

Ana Santos

Logotipo do projeto
Categorias: Sem categoria

1 comentário

Mark · 7 de Setembro, 2022 às 1:57

Thanks for your blog, nice to read. Do not stop.

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.