Ecopista do Rio Minho

A ecopista vai de Valença a Monção, tem cerca de 12km e deve ser das mais bonitas do país. Em Valença tem continuidade na ciclovia que segue à beira rio e vai até perto de Caminha. Ideal para famílias com crianças porque é seguro. Em Vila Nova da Cerveira existe um Parque óptimo para repousarem, para brincarem. O trajeto é plano, faz-se à beira rio.

Ecopista do Rio Lima

Ecopistas do Lima – uma a montante, outra a jusante. Comboio até Darque é o ideal porque é ali muito perto que começa a ecopista que vai até Ponte da barca passando por Ponte de Lima. Ideal para famílias com crianças porque é seguro, se bem que o caminho é muitas vezes em terra batida, ou seja, não é tão confortável como o do Rio Minho.

Ecopista do Rio Tâmega

A ecopista do Tâmega vai de Amarante à estação de Arco de Baúlhe (Cabeceiras de Basto), um percurso com cerca de 40km (destes 5km são em terra batida e os restantes em betuminoso). Tem parte das estações bem recuperadas e outra parte ao abandono, como é o caso da estação de Mondim de Basto. Ideal para famílias com crianças porque é seguro, mas não é plano. A ecopista era uma antiga linha de comboio pelo que as subidas são pouco acentuadas.

Rio Sabor

A ecopista do Sabor é uma pista em terra batida muito bonita e segura, ideal para ser realizada por uma família com filhos pequenos. Torre de Moncorvo é uma vila bonita com um hotel que guarda as bicicletas e com um restaurante muito bom com cozinha regional. Vale muito a pena passar aqui uns dias. O piso da ecopista é de terra batida (com cerca de 25 km).

Rio Vouga

Uma ecopista muito variada, parte com piso em terra e alguns troços em betume, com paisagem muito variada. Combinar este trajeto com o do Rio Dão é o ideal: comboio até Santa Comba para fazer num dia até Viseu e no dia seguinte fazer o Vouga até Aveiro e aí volta a haver comboio. Como o piso varia muito, ora tem ciclovia, ora pista em terra batida, ora nenhuma das duas, não será o ideal para quem viaja com crianças.

Ecopista do Rio Dão

A ecopista do Dão é um percurso que liga a Estação de Santa Comba Dão à cidade de Viseu, numa extensão de 49km. Atravessa três concelhos, cada um deles marcado com uma cor de piso distinta Ideal para famílias com crianças porque é seguro. A ecopista era uma antiga linha de comboio, de Santa Comba Dão a Viseu a subida é pouco acentuada, mas muito longa. Se as crianças já dominarem bem os travões o ideal é fazer os 50 km a descer, de Viseu a Santa Comba Dão.

Ecopista do Montado de Montemor-o-Novo

A ecopista começa no Largo Machado dos Santos (Largo da Estação) em Montemor-o-Novo e o percurso tem cerca de 13km, dos quais 4km são em alcatrão e os restantes 9km em terra batida. Ideal para famílias com crianças porque é seguro. Tem de se ter muita atenção nos cruzamentos!

Ecopista Évora – Arraiolos

A ecopista começa na antiga passagem de nível da Rua de Timor, passa a jusante da Fábrica dos Leões. Com cerca de 20km, não chega a Arraiolos e acaba em nenhures! Ideal para famílias com crianças porque é seguro. Contrariamente à Ecopista de Montemor, a partir do momento em que se sai do perímetro da cidade de Évora, a pista não cruza nenhuma estrada pelo que as crianças podem andar à vontade.