Actividades para 2017 – ano inaugural do projeto:
Campanha de sensibilização sobre o valor do turismo de bicicleta
O turismo de bicicleta é muito importante para o desenvolvimento económico local, nomeadamente das pequenas localidades.
Mostrar que:
- As ligações entre cidades – o futuro está na diversidade e na combinação de modos de transporte.
- Que já temos ecopistas e ciclovias de beleza incomparável mas sem sinalização adequada não têm a utilidade esperada.
- As vantagens económicas do turismo de bicicleta
- Divulgar novas tecnologias da bicicleta, com a e.bike a incluir todos no prazer de viajar.
Levantamento de dados sobre as viagens de bicicleta
Levantamento etnográfico. Percorrer o país para mapear, medir e avaliar as condições da viagem de bicicleta inter cidades. Analisar acessibilidade e intermodalidade. Mapear trajetos, divididos em percursos de 40/50 Km para que qualquer pessoa consiga realizar, quer vá de bicicleta eléctrica ou de bicicleta convencional.
Investigação e divulgação de resultados
Participação em Conferências e Congressos para divulgar os resultados de investigação e comparar resultados com outros outros estudos realizados nomeadamente ao nível internacional.
Criar publicações de divulgação de resultados de investigação com informação sobre as boas práticas existentes – quer no país quer no estrangeiro.
Comunicação
Dinamizar formas de comunicação e análise crítica do uso da bicicleta – um trabalho feito em rede envolvendo as várias agências políticas, sociais e económicas.
O envolvimento dos media – rádio, tv, jornais, redes sociais tem sido determinante para o bom avanço deste primeiro ano de projeto.