Este foi um dos percursos mais longos deste desafio. A primeira parte, até Castelo de Vide, que passa pelas faldas do Marvão, é completamente distinta da segunda parte, que passa por Nisa, Vila Velha de Rodão e acaba em Castelo Branco, no que à paisagem diz respeito. Não fosse de bicicleta eléctrica e nunca realizaria este percurso.

PORTALEGRE

A Estrada da Serra que sai de Portalegre sobe desde o centro da cidade e entra a pique no Parque Natural da Serra de S. Mamede. Até Portagem, no sopé do Marvão, o percurso oferece uma paisagem, no inicio, de pinheiro e eucalipto mas, depois, a descer para Portagem temos uma “avenida” ladeada por soutos de castanheiros bordejados por sobreiros bem antigos. Todo este percurso pode fazer parte do mapa de vias verdes que defendemos.

MARVÃO

CASTELO DE VIDE

Entre Marvão e Castelo de Vide os afloramentos de granito são autênticos monumentos erguidos em redor da estrada M 1036, uma estrada sinuosa, muito bonita e sem transito. De Castelo de Vide a Nisa a paisagem muda completamente, saímos da serra e atravessamos planícies de perder de vista.

Castelo de Vide

NISA

Nisa

VILA VELHA DE RÓDÃO

Descer para Vila Velha de Rodão foi um tormento porque toda a encosta tinha ardido dias antes, a atmosfera era pesada e respirar queimava o peito, valeu a vista para o Tejo que refrescava o olhar e nos ajudava a ultrapassar o silêncio daquele sepulcro.

Portas de Ródão

Da travessia da planície que circunda Castelo Branco ficou-nos na memória a subida para Retaxo que deu cabo das cargas das baterias das bicicletas, para não falar das pernas, mas lá conseguimos chegar a Castelo Branco. Entrar na cidade é um busílis para quem chega de bicicleta porque a cidade, a jusante, está cercada de vias rápidas.

SERVIÇOS DE APOIO EXISTENTES

‣ Alojamentos e Restaurantes onde nos guardam a bicicleta – SIM

‣ Interligação com os transportes públicos (comboio e autocarro) – SIM

‣ Locais de informações específicas sobre rotas – NÃO

‣ Aluguer de bicicletas – EUROPCAR

‣ Oficinas de bicicletas – SIM

KOMOOT

Mapa e perfil da etapa recolhidos através da Aplicação que utilizámos para planear todas as etapas.

.