Mobilidade e o Desporto: Análise Etnográfica do Espaço Público em Lisboa

PÓSTERES

Visão Geral do Projeto:
Este projeto tem como objetivo realizar uma análise etnográfica dos espaços públicos das juntas de freguesia ribeirinhas, entre Cascais e o Parque das Nações, centrando-se nas experiências de mobilidade de indivíduos que andam a pé, de bicicleta e de cadeiras de rodas. O projeto é realizado pelos estudantes de mestrado do curso de Gestão do Desporto – FMH-UL (2017/18). O objetivo é analisar criticamente a qualidade dos espaços públicos em termos de segurança, acessibilidade e intermodalidade, enfatizando o seu impacto na atividade física e na mobilidade de diferentes grupos populacionais.

Objetivos do projeto:

Realizar pesquisa etnográfica: cada grupo seleciona uma Junta de Freguesia que será o seu objeto de estudo. Procura-se captar o movimento e as experiências dos próprios fazendo para o efeito caminhadas, andando de bicicleta e de cadeiras de rodas. que utilizam bicicletas e cadeiras de rodas. Para a coleta de dados podem realizar-se vídeos curtos, diários de campo e fotografias.

Analisar a qualidade do espaço público: os dados recolhidos são analisados para avaliar a qualidade dos espaços públicos em termos de segurança, acessibilidade e intermodalidade. Há um conjunto de indicadores a ter em conta, como por exemplo: atropelamentos, barreiras de acessibilidade e possibilidades de transporte intermodal.

Caracterização da Junta de Freguesia: cada grupo de alunos caracteriza uma determinada Junta de Freguesia de Lisboa tendo como dados de referência as plataformas do INE e da Pordata. Devem confrontar as características da população de cada concelho com a acessibilidade e intermodalidade dos espaços públicos, identificando lacunas e desafios que se colocam ao planeamento e gestão da atividade física e prática desportiva.

Apresentação de resultados: cada grupo apresenta os seus resultados numa sessão, mostrando o material coletado e analisado. As apresentações serão submetidas à análise crítica por outro grupo de trabalho, incorporando insights da bibliografia e referencias bibliográficas do módulo.

Desenvolver recomendações: com base nas conclusões e análise crítica, são recomendadas propostas de melhoria da qualidade dos espaços públicos – na segurança, nas acessibilidades e intermodalidade relativas ao uso bicicletas e de cadeiras de rodas.

Realização de Pósteres Finais: os trabalhos dos Pósteres sintetizam a reflexão decorrente da etnografia realizada.

Entendemos que o espaço público é o “grande ginásio” onde a população pode ter a atividade física que necessita, desde que asseguradas as boas condições para se deslocar a pé, de cadeira de rodas, com carrinho de bebé e de bicicleta em segurança e de modo confortável. Um exemplo de má acessibilidade são as estações ferroviárias de Belém e Alcântara, dificultando e mesmo impedindo a deslocação em cadeira de rodas, com carrinhos de bebé ou de bicicleta, apesar de terem boa intermodalidade. Ninguém passa de cadeira de rodas para a beira rio e nem da beira rio para terra porque não há forma de atravessar a linha de comboio (faltam rampas de acesso de travessia e de acesso ao cais do comboio).

Resultados esperados:

1. Compreensão aprofundada das experiências de mobilidade de indivíduos que utilizam bicicletas e cadeiras de rodas nos espaços públicos de Lisboa.
  2. Análise da qualidade dos espaços públicos em termos de segurança, acessibilidade e intermodalidade.
  3. Identificação de desafios e lacunas na acessibilidade de espaços públicos para diferentes grupos populacionais.
  4. Recomendações para melhorar o design do espaço público e políticas para aumentar a segurança e a mobilidade.

Objetivo pedagógico e desenvolvimento de competências:

O objetivos pedagógico a alcançar com este projeto é o proporcionar uma experiência de aprendizagem abrangente e equipar os alunos com habilidades práticas e conhecimentos aplicáveis às futuras carreiras profissionais em Gestão do Desporto. O projeto visa ainda alcançar os seguintes resultados pedagógicos para os alunos:

Habilidades de pesquisa etnográfica: os alunos desenvolvem habilidades na condução de investigação etnográfica, incluindo observação participante do espaço público, entrevistas e análise de dados. i

Pensamento crítico e análise: os alunos serão encorajados a pensar criticamente sobre a qualidade dos espaços públicos e seu impacto na atividade física, prática desportiva e na mobilidade. Devem identificar padrões, desafios e oportunidades de melhoria dos problemas inventariados.

Entendendo o desporto, a atividade física e a mobilidade: O projeto visa aprofundar a compreensão dos alunos sobre a diferença entre planeamento e uso que é dado aos espaços públicos. Vivenciam o espaço de análise e cruzam os dados dessas experiências com o design e a acessibilidade do espaço analisado.

Política e influência na tomada de decisões: com os pósteres pretende-se melhorar as habilidades para comunicar efetivamente os resultados da pesquisa visando mudanças que permitam melhorar a qualidade do uso do espaço.

Colaboração e trabalho em equipa: o projeto é realizado em grupo, i.e., têm de projetar métodos e técnicas de recolha, coleta e analise de dados.