Esta 7ª etapa foi realizada no fim de semana de junho mais quente do ano (17 de junho de 2017), se tivesse alguma obrigação para o fazer ainda entenderia o sacrifício vivido, assim resta a introspecção sobre o significado deste teste aos limites do corpo. Quando o ambiente à volta é quente e abafado tendemos a pedalar sofregamente, tentando algum alheamento de uma paisagem também ela a escaldar em tonalidades tórridas. Volto-me para dentro para fazer um ditado a um morto:

Estimado Eng. Fontes Pereira de Melo

Venho por este meio agradecer profundamente ter mandado construir em Portugal a primeira linha de caminho de ferro até ao Carregado. A linha agora está diferente, tem mais gente…  

Gosto de comboios e, sob este calor abrasador, sinto-me uma verdadeira locomotiva a vapor. Passei mesmo agora em Castro Verde, lugar que muito se modificou, as minas acabaram e, sem elas, o caminho de ferro ficou ao abandono, juntamente com todos os edifícios da estação.

A sua iniciativa foi visionária, iniciou uma rede em Portugal que não parou de crescer, nem com a II Guerra Mundial. Já não viveu o bastante para ver o mapa da rede de Portugal e como se entrosa com o da Espanha, para atingir a França e centro europeu. Os anos 90 foram de sangria, fecharam-se muitas linhas, ora porque desadequadas ora por falta de clientes, ora por via do ciclo que se gera na relação entre estes dois fenómenos.

Os caminhos de ferro continuam com o futuro garantido pela necessidade de transporte massivo entre cidades satélite e grandes metrópoles, a urbe tende a crescer cada vez mais. A bicicleta e outros alternativos em invenção farão o last mile, os percursos restantes entre as estações e os lugares de destino. As estações há muito que não são apenas lugares de passagem mas destinos, lugares de turismo, hotéis, enfim! Estas que tenho visto, abandonadas davam belíssimas pousadas!

A missiva é curta porque do chão exala um vapor que embrenha a mente, o melhor a fazer é continuar a pedalar sem pensar…

Melhores Cumprimentos

NF.: Esta próxima noite será fatídica com um incêndio que irá devorar Pedrogão Grande. Aqui deixo um enorme abraço a todas as famílias enlutadas.

SERVIÇOS DE APOIO EXISTENTES

‣ Alojamentos e Restaurantes onde nos guardam a bicicleta – SIM

‣ Interligação com os transportes públicos (comboio e autocarro) – SIM

‣ Locais de informações específicas sobre rotas – NÃO

‣ Aluguer de bicicletas – EUROPCAR

‣ Oficinas de bicicletas – SIM

KOMOOT

Mapa e perfil da etapa recolhidos através da Aplicação que utilizámos para planear todas as etapas.