Viajar de bicicleta em países europeus como a Alemanha e a França é fácil porque basta abrir o Google maps e temos a rede de vias cicláveis ao dispor. Mais, em qualquer um destes países podemos andar com as bicicletas nos comboios pelo que é fácil fazer um percurso linear, como este, e voltar, depois de 350km realizados, para trás onde havíamos deixado o automóvel.

Fomos de automóvel porque não há meio de atravessar a Península Ibérica de comboio. Uma vez em França já conseguimos andar com as bicicletas no comboio para todo o lado e, claro, na Alemanha também.

Ao longo do Danúbio existe uma ciclovia bem marcada e, mesmo dentro das vilas e cidades que atravessa, bem assinalada.

Segue-se o mapa do percurso realizado:

Ciclovia do Daúbio – a vermelho

350 km realizados – a azul

Percurso realizado de comboio – a ponteado

VIAJAR DE COMBOIO

Podemos atravessar o país de comboio levando a bicicleta.

Neste trajeto, como há muitas pessoas a viajar há que ter atenção às filas para entrar nos comboios:

Filas de bicicletas a aguardar a chegada do comboio
Nos comboios encostam-se umas às outras e prendem-se com uma fita extensível
E é como se vê, tudo um bocado ao molho, o que interessa é viajar com a bicicleta

AS VILAS

As vilas são bonitas, é fácil chegar ao centro porque está tudo devidamente sinalizado. A ciclovia só existe na ligação entre as vilas. Dentro destas só se pode andar a 30 e a via é partilhada com os automóveis. Nas grandes cidades há ciclovias, nomeadamente para atravessar a cidade de uma ponta a outra.

Sinalização vertical: indica a direção, a distância a percorrer e, por baixo, o símbolo da via que estamos a seguir. Por vezes, como é o caso há várias vias com trajetos comuns
Local de partida e de chegada! — Ravensburg
Lauingen – as vilas ao longo do rio são muito bonitas 
Ulm – cidade do Danúbio
Ulm – cidade do Danúbio
Lauingen

O CAMPO

Todo o vale do Danúbio é muito fértil, plano e, por isso mesmo, o caminho atravessa plantações de milho e folha de tabaco durante quilómetros a fio, o que torna o percurso algo monótono.

Gundelfingen an der Donau.

Retificaram o curso do rio o que tornou o caudal largo e acelerado. A jusante, ainda na Alemanha as inundações são muito frequentes e a solução passa agora por criar curvas artificiais para o desacelerar.

Radlertankstelle Offingen.

Lauingen

Donauwörth

Fora das vilas a paisagem é monótona: campos agrícolas – ora com milho ora assim com a colheita já realizada

FLORESTA

Mas quando há floresta para atravessar os caminhos são tantos que temos de ter um plano prévio de travessia. Da primeira vez, sem plano, foi a perdição total, acabámos num campo de golfe…

Plano para atravessar uma floresta

Suporte para levar o Google ligado a atravessar a floresta

A entrar na floresta

Na primeira floresta, sem plano de salvaguarda, ficámos perdidos e acabámos por atravessar um campo de golfe (não deve ; )

É um percurso muito fácil de se fazer. Tem bons albergues e é seguro deixar o carro no estacionamento de um deles e seguir viagem de bicicleta. 

Há mapas com percursos passíveis de se fazer em todas as vilas

Um albergue de apoio ao cicloturismo

Outro hotel de apoio ao cicloturismo. As bicicletas descer num elevador para a respectiva arrecadação

Passau onde o Danúbio se encontra com o rio Inn – de um lado a Alemanha, do outro a Áustria

Façam boas viagens.

Sejam Felizes!