Concretização de uma ideia

O fato do Museu do Desporto ter gentilmente cedido o espaço para a realização da ICHC, no Palácio Foz, mesmo ao lado da calçada da Glória, trouxe à memória um escrito sobre a corrida da Subida à Glória na obra A Volta a Portugal em bicicleta.

Na investigação levada a cabo nesse livro, Gil Moreira refere, na sua obra sobre A História do Ciclismo Português, que em 1910 José Moura subiu a calçada em bicicleta com o tempo de 1,23 minutos. Segundo o autor, ainda nesta década Alfredo Piedade muito jovem terá feito 1,10 minutos.

Em 1926 a corrida é noticiada por vários jornais e ilustrada com fotografias que mostram a multidão a assistir ao espectáculo da subida. Todos os jornais noticiam que Alfredo Luís Piedade, do Sport Lisboa e Benfica, faz 55 segundos na subida da Glória. No livro sobre a Volta publico a imagem dessa corrida que, depois, será utilizada pela designer para fazer o cartaz e outros materiais alusivos.

A ideia de realização da corrida foi, em primeiro lugar, colocada ao Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Alexandre Mestre, e depois do seu apoio foi apresentada à  UVP-FPC. A organização da corrida resultou de uma parceria bem sucedida entre os organizadores da ICHC, a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a Companhia de Carris de Ferro de Lisboa.

Eleito pela Timeout um dos três melhores eventos do ano

Realização e divulgação da história da corrida

O pelouro da mobilidade da CML colocou ao dispor um conjunto de mupis (situados no Bairro Alto, Restauradores e Avenida da Liberdade) para a realização de uma Exposição sobre a história da corrida.

A corrida aconteceu na noite de 17 de Maio de 2013, de cariz de participação popular, foram abertas inscrições a todos os que nela quiseram participar.

Prémio de peso:

um pedaço de carril

Publicação de textos sobre a Glória

“Tempos de Glória” por Ana Santos Blog publicado no Blog Coletividade Desportiva em 11 de maio de 2013

“Subida à Glória, um património suado” por Ana Santos publicado no blog Coletividade Desportiva no dia 2 de maio de 2013

Santos, A. (2013) “Subir à Glória” Revista Bcultura da bicicleta. N 1, pp. 58 – 59.

Artigo na Wikipédia sobre a Subida à Glória, por Ana Santos

Texto sobre a ICHC por Ana Santos e Mário Alves para o Jornal O Pedal (ainda on line)
Texto de súmula do ICHC – dia a dia, por Ana Santos e Mário Alves para o Jornal O Pedal (ainda on line)

Glória foi Notícia

A Corrida foi notícia nos jornais, na Rádio, Televisão e correu mundo via publicação nas redes sociais por via do conjunto de investigadores internacionais que participavam no ICHC. O vídeo de Manuel Portugal tornou-se viral em menos de uma hora – publicou ainda na noite da corrida.

Vídeo de Manuel Portugal, para o caso de desaparecer on line)