Etapa 1 – Lisboa a Setubal

Actividades para 2017 – ano inaugural do projeto:

Campanha de sensibilização sobre o valor do turismo de bicicleta 

O turismo de bicicleta é muito importante para o desenvolvimento económico local, nomeadamente das pequenas localidades.

Mostrar que:

  • As ligações entre cidades – o futuro está na diversidade e na combinação de modos de transporte.
  • Que já temos ecopistas e ciclovias de beleza incomparável mas sem sinalização adequada não têm a utilidade esperada.
  • As vantagens económicas do turismo de bicicleta
  • Divulgar novas tecnologias da bicicleta, com a e.bike a incluir todos no prazer de viajar.

Levantamento de dados sobre as viagens de bicicleta

Levantamento etnográfico. Percorrer o país para mapear, medir e avaliar as condições da viagem de bicicleta inter cidades. Analisar acessibilidade e intermodalidade. Mapear trajetos, divididos em percursos de 40/50 Km para que qualquer pessoa consiga realizar, quer vá de bicicleta eléctrica ou de bicicleta convencional.

Etnografias de Viagens, realizadas de bicicleta

Investigação e divulgação de resultados

Participação em Conferências e Congressos para divulgar os resultados de investigação e comparar resultados com outros outros estudos realizados nomeadamente ao nível internacional.

Criar publicações de divulgação de resultados de investigação com informação sobre as boas práticas existentes – quer no país quer no estrangeiro.

Congresso Velo-city no Rio de Janeiro em 2018

Comunicação

Dinamizar formas de comunicação e análise crítica do uso da bicicleta – um trabalho feito em rede envolvendo as várias agências políticas, sociais e económicas.

envolvimento dos media – rádio, tv, jornais, redes sociais tem sido determinante para o bom avanço deste primeiro ano de projeto.

Projeto 2017, Etapa 1 – Lisboa a Setúbal -Entrevista à Sic Notícias
Categorias: Sem categoria