PÓSTERES

Mapeamento da prática desportiva (AD) e da atividade física (AF) nas regiões: um projeto de pesquisa de dados nacional

Objetivo
O objetivo deste projeto de pesquisa de dados da AF e AD é fazer um levantamento da prática esportiva e da atividade física em todas as regiões do país. O projeto visa fornecer uma compreensão abrangente dos padrões, tendências e fatores que podem explicar a os níveis de AF e AD entre diferentes grupos populacionais em cada região. Ao analisar e mapear esses dados, o projeto visa dar conta do vazio de dados estatísticos muitas vezes existente sobre o estado da situação da população relativa à AF e à AD, nomeadamente ao nível regional e local.

Coleta de dados:
a. Revisão da literatura: realizar uma revisão abrangente da literatura existente sobre prática desportiva, atividade física e fatores relacionados em cada região.
b. Desenvolvimento da investigação: elaboração de um inventário de indicadores para servir de guião à investigação on line. Para além da PorData e do INE há que descobrir outras plataformas de publicação de dados de vários concelhos de cada distrito. Na investigação devem procurar-se dados sobre infra-estruturas existentes (publicas e privadas), tipos de atividades que caracteriza a oferta.
c. Caracterização sociodemográfica: estrutura etária, género, status socioeconómico, habilitações escolares, indicadores de saúde e mortalidade, migração e imigração e outros que considerem relevantes.

Análise de dados:
a. Análise quantitativa: analise os dados da pesquisa deve ser traduzida em gráficos. Enfatizar a relação entre fatores sociodemográficos e AF e AD.
b. Análise comparativa: comparar vazios e falhas de dados tendo como referência a página do Office for Health Improvement & Disparities (UK) Fingertips | Public health data .

Mapeamento e Visualização:
a. Mapear as instalações desportivas, espaços abertos, áreas de lazer e infraestrutura de apoio à atividade física em cada região.
b. Representação visual: criar visualizações, incluindo tabelas, gráficos e mapas, para apresentar os dados de maneira facilmente compreensível e visualmente atraente.

Relatórios por distrito:
a. Utilizar o Relatório exemplo – que já está devidamente formatado, com índice de conteúdos, de figuras, tabelas e gráficos automáticos. Colocar nas legendas as fontes. Para cada distrito, resumir as descobertas, tendências e recomendações específicas.
b. Identificar pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e desafios regionais relacionados à prática desportiva e atividade física.
c. Fornecer recomendações para intervenções, políticas e iniciativas para promover a participação desportiva e a atividade física em nível regional.

Póster por distrito – grafismo

1. Gráfico de barras, é ideal para comparar a frequência ou o volume de atividade física entre diferentes grupos ou categorias.

2. Gráfico de linhas, é útil para acompanhar tendências ao longo do tempo.

3. Gráfico circular, é eficaz para mostrar a distribuição percentual de diferentes tipos de atividades físicas ou o tempo dedicado a cada categoria. Permite visualizar facilmente a proporção de cada atividade em relação ao todo.

4. Gráfico de dispersão, é adequado para visualizar a relação entre duas variáveis, por exemplo, o tempo gasto em atividade física por relação à idade dos participantes.

6. Gráfico de radar, é útil para comparar diferentes variáveis de atividade física simultaneamente. Cada variável é representada por uma linha que se estende a partir de um ponto central, permitindo a comparação dos níveis de atividade em diferentes categorias.

7. Mapa de calor, é ideal para visualizar a distribuição geográfica da atividade física e desportiva. Podem usar diferentes tonalidades de cores para representar a intensidade ou frequência das atividades por conselho ou por distrito. O Excel já tem esta função disponível.

Objetivo pedagógico

Com este projeto de investigação, os alunos aplicam os conceitos de análise sociológica na interpretação dos dados empíricos que colectam. Pretende-se que desenvolvam habilidades de análise crítica e capacidade de fornecer recomendações baseadas em evidências para promover a prática desportiva e a atividade física ao nível regional.