
2 de abril de 2017 Blog
Bicicleta + qualquer tipo de transporte
Nas primeiras décadas, a Volta leva em si, país fora, as grandes novidades tecnológicas de transporte pessoal: as bicicletas e também os automóveis nos quais se desloca toda a comitiva que acompanha os corredores. Aliás a industria automóvel é, desde sempre, uma das patrocinadoras da grande corrida de bicicletas, como é o caso da Austin em 1927 e ultimamente outras marcas.
Em 90 anos as opções de transporte pessoal alteraram-se grandemente e atualmente o facto de preferencialmente se usar apenas um dos meios ao nosso dispor torna-se um problema à vida das cidades. No sentido de melhorar esta situação, a solução passa cada vez mais por combinar meios de deslocação activos – a pé e de bicicleta – com meios de transporte público. Junto algumas imagens das diferentes possibilidades ao dispor:
- bicicleta + transportes públicos
- bicicleta + automóvel
- bicicleta + avião












Modelos de bicicletas para todas as necessidades
A mobilidade diária tem de ser pensada face a diversidade de meios ao dispor e a bicicleta evoluiu muito na diversidade de oferta de modelos que se adaptam a todos os estilos de vida:
- A dobrável que se arruma debaixo da secretária, pode ser levada para qualquer lado, seja no porta bagagens, no autocarro, em qualquer comboio e no avião.
- Para transporte de bagagem, existem malas para todos os gostos, desde as mais chiques às mais cargo que levam tudo aquilo que se necessita.
Rede de transportes
O transporte das bicicletas é gratuito em todos os Transportes Públicos – metro, comboio, autocarro e barco (algumas carreiras restringem o transporte à hora de ponta se a lotação for elevada).
Na linha do Norte, o comboio Intercidades já leva bicicletas. As dobráveis podem viajar sem qualquer restrição porque são consideradas bagagem em todos os transportes.