90 ANOS DEPOIS
O projeto Dar a Volta foi lançado no dia 26 de abril de 2017, data da comemoração dos 90 anos do primeiro percurso que dava literalmente a volta a Portugal continental. O mapa desta 1ª Volta de 1927 serve de mote académico ao estudo etnográfico do cicloturismo em Portugal e de campanha de divulgação sobre o valor social e económico da viagem de bicicleta para o país.
Objetivos
Estudo etnográfico do cicloturismo: pretende-se entender experiências, motivações e desafios dos indivíduos que praticam o cicloturismo, contribuindo para uma compreensão mais profunda do fenómeno.
Valor das viagens de bicicleta: pretendemos promover as viagens de bicicleta e demonstrar o seu valor através do uso de bicicletas elétricas, visando assim desafiar noções pré-concebidas e promover modos alternativos de transporte e turismo sustentável.
Integrar investigação com uma campanha de divulgação: esta combinação permite que o projeto alcance um público mais amplo e divulgue as descobertas além dos círculos académicos. Com esta abordagem pretendemos gerar interesse público, incentivar a participação e promover o diálogo sobre a importância das viagens de bicicleta, promovendo mudanças sociais e práticas sustentáveis.
A Volta de 1927 – uma história que seduz
Dados sobre o impacto da primeira publicação desta imagem no facebook Dar a Volta (ainda com cerca de 1000 seguidores): em 10 dias alcançou 16 622 visualizações e teve 73 partilhas.
É na relação com o território que reside a sedução por este percurso de 1927. É na perspectiva de o voltar a fazer de bicicleta que reside a novidade. Agora com um país que rapidamente se atravessa por auto-estrada voltamos a ter a necessidade de descobrir os pequenos locais, o território que as vias rápidas deixam por descobrir, por sentir.