Uma Fotografia, uma história

Etnografia do uso da bicicleta em três gerações: um estudo comparativo

PROJETO REALIZADO PELOS ESTUDANTES NO ÂMBITO DA SOCIOLOGIA DO DESPORTO DO CURSO DE CIÊNCIAS DO DESPORTO DA FMH

Introdução:
Este projeto visa investigar e comparar os padrões, motivações e experiências de uso da bicicleta em três gerações diferentes. Através da realização de um estudo etnográfico, procuramos obter uma compreensão mais profunda de como a cultura e as práticas da bicicleta evoluíram ao longo do tempo e como elas variam entre diferentes faixas etárias. O estudo lançará luz sobre os fatores sociais, culturais e geracionais que influenciam o uso da bicicleta, temos como objetivo divulgar dados que possibilitem futuras políticas e iniciativas que promovam estilos de vida ativos.

Objetivos:

Examinar as atitudes, comportamentos e percepções em relação ao uso da bicicleta entre três gerações: a dos estudantes, a dos pais e dos avós.
Identificar os fatores que influenciam a adoção da bicicleta, a frequência de uso e as preferências no interior de cada geração.
Explorar os contextos sociais e culturais em que o uso da bicicleta ocorre para cada geração, incluindo dinâmica familiar, influências de pares e fatores comunitários.
Investigar o papel da tecnologia e das plataformas digitais na formação das práticas de uso da bicicleta ao longo das gerações.
Fornecer recomendações para promover o uso da bicicleta entre diferentes faixas etárias, levando em consideração as diferenças geracionais e os contextos culturais.

Metodologia:

Seleção de participantes: cada estudante realiza uma etnografia sobre a sua família, recrutando os participantes de cada uma das três gerações-alvo. A amostra global incluirá indivíduos com níveis variados de experiência no uso de bicicletas e origens socio-culturais diversificadas.
Coleta de dados: o estudo utilizará uma combinação de métodos de pesquisa qualitativa, incluindo entrevista (se consentida, em vídeo) com três questões:

  1. Quando foi a primeira vez que andou de bicicleta? ou Motivo porque nunca aprendeu a andar e/ou não teve bicicleta?
  2. O que sentiu quando teve a 1ª bicicleta?
  3. Motivo porque deixou de andar?

Observação participante das práticas familiares durante o semestre e, ainda, um questionário realizado on line. Como complemento de análise, podem recolher fotografias associadas ao uso da bicicleta (no lazer, prática desportiva e transporte pessoal). Se possível associar a cada fotografia, uma história. Com este método misto procura-se recolha de dados específicos a cada contexto familiar sobre as perspectivas, experiências e narrativas dos participantes relacionadas ao uso da bicicleta.
Análise de dados: a análise temática será realizada para identificar os principais temas e padrões nos dados, permitindo comparações entre as diferentes gerações. Para realização do relatório, os estudantes têm acesso à base de dados do inquérito da turma para conseguirem proceder a análise quantitativa, com análise estatística de relação cruzada de variáveis. Os inquéritos têm um campo de identidade codificada de modo a permitir correção de dados e anonimato aos participantes. Depois de fechada a base de dados usada perde esse campo garantindo o anonimato total dos dados. O restante material recolhido: histórias e fotografias (se possível com histórias associadas e por elas evocada) é interpretado de modo a obter insights significativos.
Considerações éticas: o estudo segue as diretrizes éticas que se aplicam à investigação na qual se envolvem participantes humanos, garantindo consentimento informado, confidencialidade e respeito à privacidade durante todo o processo de investigação. A publicação de fotografias é feita só com o consentimento familiar e só são publicadas aquelas que não correspondam à imagem atual de qualquer um dos visados. Vídeos e restantes fotos só são utilizadas no contexto de trabalho estritamente académico, em conferências, por exemplo, mas sempre com consentimento prévio. Com este levantamento pretendemos também constituir um legado memória sobre o uso da bicicleta em Portugal.
Resultados esperados e implicações:
As resultados deste estudo pretendem ser um contributo para o conhecimento existente sobre o uso da bicicleta, fornecendo uma compreensão abrangente da dinâmica cultural, social e geracional que caracteriza a adoção e os padrões de uso da bicicleta. A informação poderá contribuir para o incremento de políticas e intervenções destinadas a promover o transporte sustentável e estilos de vida ativos em diferentes faixas etárias.

Objetivo Pedagógico e desenvolvimento de competências:

O objetivo pedagógico de envolver os alunos num projeto de natureza etnográfica sobre uso da bicicleta em três gerações é o de proporcionar uma experiência prática de aprendizagem que integra teoria sociológica na análise empírica com habilidades práticas de investigação. Ao participar ativamente no processo de investigação, os alunos terão oportunidade de desenvolver diversas competências académicas e profissionais, nomeadamente:

Habilidades de investigação: os alunos aprendem como projetar e conduzir pesquisas etnográficas, incluindo seleção de participantes, métodos de coleta de dados e técnicas de análise de dados. Ganham alguma experiência prática em métodos de pesquisa qualitativa e qualitativa, como aplicar inquérito, realizar entrevistas e selecionar indicadores para elaboração de um guião de observação.

Pensamento crítico: o envolvimento no projeto deste tipo de investigação promove habilidades de pensamento crítico à medida que os alunos analisam e interpretam os dados coletados, identificam padrões e tiram conclusões significativas. Espera-se que desenvolvam a capacidade de avaliar criticamente informações e pontos de vista relacionados ao uso da bicicleta em diferentes gerações.

Competência cultural: através do estudo etnográfico, os alunos entendem quais os fatores sociais e culturais que influenciam as práticas de uso da bicicleta. Espera-se que tomem conhecimento das diversas perspectivas, valores e normas existentes no seio das respetivas famílias.

Reflexividade e considerações éticas: o método etnográfico requer reflexão sobre preconceitos pessoais, suposições e o impacto potencial da investigação sobre os participantes. Os alunos são previamente preparados para aprenderem a lidar com considerações éticas relacionadas ao consentimento informado, privacidade e confidencialidade.

Aprendizagem aplicada e relevância no mundo real: O projeto fornecerá aos alunos uma aplicação prática de conceitos sociológicos e métodos de investigação. Espera-se que este desafio também contribua para a análise crítica de conceitos como o de estilos de vida saudáveis.