O Congresso Ibérico – organização conjunta da ConBici com a FPCUB  – foi o momento de partilha pública do levantamento etnográfico do cicloturismo em Portugal, fruto do trabalho de campo realizado durante um ano, tendo como referência o percurso da primeira Volta a Portugal em bicicleta.

Neste painel foi possível comparar dados sobre o cicloturismo em Portugal com o de Espanha. Em Espanha o cicloturismo está um pouco mais avançado porque tem já uma organização que cuida do planeamento, já mapearam, têm um conjunto de investigadores a fazer investigação focados na rede cicloturismo com espacio. As linhas de comboio que, de todo, por questões de não adequação do desenho à geografia, estão a ser transformadas em ciclovias com baixo custo – terra batida.

Todos partilhamos da ideia de marcação de uma rede inicial baseada em estradas praticamente abandonadas que podem funcionar como “vias vertes” – vias sinalizadas como tendo famílias a realizar cicloturismo nas quais a velocidade automóvel teria de ser condicionada e, redundante mas importante, de tolerância zero ao excesso.

Categorias: Ecopista