27 de junho de 2018 BlogCongressosDestaquesMedia

Velo-City Conference Rio 2018

A participação no Velo-City do Rio de Janeiro teve quatro momentos dignos de destaque:

  1. A entrevista para o programa de Cidades e Soluções de André Trigueiros da Globo News na qual, resumidamente, através do projeto Dar a Volta se mostra o valor económico do cicloturismo como fator de coesão territorial na medida em que privilegia o percurso (nomeadamente locais à margem das auto-estradas) em vez de somente os grandes destinos do turismo. Este programa foi essencialmente dedicado à síntese do estado da arte do uso da bicicleta no Brasil e contou, para o efeito, com os testemunhos de Vitor Andrade e José Lobo entre outros.
  2. A reunião da World Cycling Alliance na qual representámos Portugal pela FPCUB
  3. O convite da ECF para apresentar no plenário, dedicado ao Cicloturismo, o estudo de caso de Portugal dado pelo projeto DAR A VOLTA. Os resultados que temos vindo a partilhar com agências internacionais – em Congressos da especialidade – mostram as dimensões que caracterizam as diferenças de desenvolvimento do cicloturismo nos países da UE e, ainda, como o cicloturismo se tem articulado com as culturas da bicicleta nas grandes cidades.
  4. Coordenámos uma das Sessões paralelas denominada Cycling through the Lusophone world que teve a moderação da Renata Falzoni com apresentações de Cláudia Grangeiro, Sandro Araújo e Elisabete Arsénio (delegou numa colega).  

Plenário do Cicloturismo

Depois do convite de apresentação dos dados no Congresso Ibérico, a proposta de apresentação de todo o projeto no plenário da Velo-City no Rio de Janeiro foi importante para a divulgação e discussão internacional dos resultados que, breve, iremos publicar. Neste painel, o projeto Dar a Volta tinha como missão apresentar Portugal como um estudo de caso que mostra bem como na Europa o cicloturismo está com um desenvolvimento a várias velocidades e que, em muitos aspectos,  está muito próximo dos contextos de realização dos países sul americanos. 

Para breve a publicação com a análise crítica dos resultados – ainda não apresentada em nenhuma conferência – na qual se dá destaque à relação entre o desenvolvimento do cicloturismo e a cultura democrática do país.

World Cycling Alliance

442f37d3ee385afe0a2055390d091f47_M

REPRESENTANTE DA FPCUB – PORTUGAL – NA WCA Também conhecida como WCA, a Aliança é uma iniciativa da ECF para construir uma rede global de organizações não-governamentais com um interesse substancial na promoção do ciclismo. O principal objetivo da rede não é apenas defender o ciclismo como meio de transporte dentro de instituições internacionais – como ONU, OCDE / ITF, Banco Mundial -, mas também promover e apoiar o intercâmbio de conhecimento, especialização e cooperação de organizações internacionais. associações e organizações de ciclismo em todo o mundo.

Globo News – entrevistada por André Trigueiros para o programa Cidades e Soluções

Watch video!

Categorias: Ecopista