DE MONÇÃO A VALENÇA
A Ecopista do Rio Minho é uma via ciclável e pedonal que aproveita o antigo ramal ferroviário de Monção, desativado em 1989. Este percurso estende-se por aproximadamente 47 km, ligando as vilas de Monção a “quase” Caminha (o percurso acaba a cerca de 5 km da vila), passando por Valença e Vila Nova da Cerveira, ao longo da margem esquerda do rio Minho.
Até Valença são cerca de 20 km, por uma pista de luxo, bem cuidada e sempre à beira do rio Minho. As terras de cultivo vão variando com as latadas a pautarem a proximidade de lugares habitados. Os antigos apeadeiros lembram a existência da ferrovia apesar de abandonados. A ecopista nada tem a ver com o passadiço que se avista do miradouro do centro da vilas de Monção, começa fora da vila, na saída para Valença
Monção






Valença do Minho
A aproximação a Valença traz consigo a imponência da Fortaleza, onde a história e a vista sobre Tuí marcam o fim desta primeira etapa do percurso, num dos cenários mais bonitos da região. Em Valença passa também o Camino de Santiago, cuja sinalética é fácil encontrar junto à ponte de ligação a Tuí. Contrariamente a Espanha, a sinalética é algo que em Portugal é despiciendo, raramente temos percursos de cicloturismo, para quem faz viagens independentes, sinalizados ou sequer marcados.










Vila Nova da Cerveira
É a terceira vez, repetimos o percurso entre Valença e Vila Nova de Cerveira, desta vez regressando do Caminho de Santiago. A entrada em Portugal ao fim da tarde traz consigo um fulgor de beleza indescritível, com a luz do entardecer a refletir-se no rio Minho, pintando a paisagem com tons quentes que contrastam com o ar gélido do entardecer.
Apesar do frio, a sensação de familiaridade e de reencontro com estas margens já conhecidas faz com que o percurso seja mais do que um simples regresso. É uma viagem marcada por memórias, onde cada curva do caminho evoca histórias das viagens anteriores, num trajeto que nunca deixa de surpreender.



Vila Nova de Cerveira é uma vila simpática e acolhedora. Para quem chega de carro e bicicleta, o Hotel Minho Belo é uma excelente opção, porque oferece estacionamento e um espaço seguro para guardar as bicicletas, facilitando a logística para quem pretende, or exemplo, deixar o carro e ir fazer o Caminho de Santiago.
A vila destaca-se pelo jardim e pela área de lazer à beira-rio, um espaço agradável, aprazível e muito bem cuidado. A proximidade à vila sente-se quando começamos a cruzar-nos com muitas pessoas a caminhar ou a correr.





Informação prática
Perdoem o perfeccionismo mas, neste caso, vale a pena classificar nos vários parâmetros de modo a contribuir para a sua melhoria:
- Segurança – Muito Bom. É uma ciclovia, logo uma via segregada ao transito motorizado.
- Coerência – Insuficiente. No interior das vilas Monção, Valença e Caminha não há sinais de ligação entre as ciclovias.
- Em Monção perguntámos onde podíamos encontrar o começo da ciclovia, a tentação é descer ao rio e, caso o tivéssemos feito, estaríamos perdidos. A ciclovia começa junto ao hipermercado à saída da vila, depois de passar a estação do comboio. Não há uma única placa indicativa da existência da ciclovia na vila.
- Ainda em Monção e no início da ciclovia, falta uma placa a indicar as distâncias aos lugares a que a dita dá acesso.
- Chegámos a Valença, idem, acaba abruptamente e nada de sinalização sobre onde começa de novo, isto porque sabíamos de antemão que, pelo menos, até Caminha, existia ciclovia.
- Antes de chegar a Caminha (a partir de Gouvim) a ciclovia parte-se em pequenos troços descontínuos sem qualquer informação sobre a sua ligação e a solução é fazer os últimos 3 km na berma da estrada N13.
- Directa – No geral Bom. No inicio, ainda a sair de Monção, as porteiras são tantas e tão estreitas que quebram por completo o andamento, mais, quem levar alforges dificilmente passa porque são inexplicavelmente feitas só para quem anda a pé quando, paradoxalmente, é uma rota dirigida a quem anda de bicicleta. À excepção da perdição no interior das vilas, para quem conheça e use no dia a dia, não tem desvios de monta e permite velocidades operacionais eficientes.
- Atractividade – Bom. Para fazer de dia é muito bonita (à noite tem troços em que deve ser inóspita por falta de iluminação).
- Conforto – Excelente. Superfície lisa e antiderrapante, os declives são muito suaves.
