O projecto pedagógico da Sociologia do Desporto.
Investigar é inovar é o lema da Sociologia do Desporto.
A aposta da cadeira incide na orientação dos trabalhos de investigação dos alunos para um levantamento etnográfico de desportos ligados a (re)configurações identitárias de vilas, cidades e mesmo do país, e de figuras emblemáticas – campeões de modalidades várias – que ajudam a estruturar a narrativa dos feitos desportivos nacionais e que, muitas vezes, dão substância a uma suposta «estrutura sentimental» partilhada pelos portugueses. Os dados provenientes do levantamento etnográfico são cruzados com dados recolhidos em fontes documentais ligados com o terreno de estudo (biografias, obras de eruditos locais) media, filmes, publicitários, sites, ted-talks, redes sociais.
O ensino da metodologia de investigação é feito a partir das dificuldades sentidas pelos próprios alunos no terreno de investigação e que, ao mesmo tempo, vão tendo nas temáticas de estudo – dadas nas aulas teóricas e reflectidas nas aulas práticas – onde são abordadas as variáveis de estudo, e respectivos indicadores, essenciais à inquirição dos seus próprios objectos de estudo.
Pretende-se que o domínio dos pressupostos teórico metodológicos, usados na disciplina, na análise da realidade se consubstancie em levantamentos etnográficos com alguma sistematização.
Histórico dos projetos
- Ciclismo em Portugal – estudos de comparação com França (até 2010).
- O Olimpismo em Portugal (10-15)
- Atletas olímpicos – modalidades – clubes
- Atletas paralímpicos – modalidades – clubes
- Dar a Volta (16-20)
- Desporto na Era Digital – site em construção (desde 2020)
_______________________________________________________
NEXT – Projeto Desporto na Era Digital (site em construção)
_______________________________________________________
O projeto, já em curso, está a aprofundar tópicos como as implicações sociais das tecnologias digitais, a transformação das práticas desportivas e o impacto da era digital na concepção do corpo, na cultura do desporto e das suas organizações.
Póster apresentado nas Jornadas da Ciência da UL: