A DIVULGAR A HISTÓRIA DO DESPORTO

Esta coleção de sete livros é dedicada a passeios temáticos sobre histórias singulares das seguintes modalidades desportivas: hipismo, atletismo, ginástica, hóquei em patins, vela e natação e ciclismo (Volta a Lisboa).  

Cada livro (em tamanho A6) tem por tema uma modalidade desportiva. O passeio tem o percurso nas páginas centrais e cada etapa está associada a um lugar ligado com uma história singular dessa mesma modalidade.  

Em alguns casos, o património referido já não existe, como é o caso do velódromo na Praça de Espanha, mas a sua alusão no folheto do passeio relembra o lugar da sua existência.

A MOSTRAR COMO É DIVERTIDO CONHECER A CIDADE DE BICICLETA  

Para além da divulgação da história do desporto a colecção tem informação sobre as ciclovias de Lisboa e beira rio, passando por Oeiras, até Cascais e, por outro lado, até Vila Franca de Xira e, além rio, até à Costa da Caparica. 

Ao nível da mobilidade urbana, com esta colecção de sete passeios pretendemos:

  1. Colocar as pessoas a descobrir o espaço urbano usando, para o efeito, as ciclovias existentes 
  2. Mostrar a possibilidade de combinar a bicicleta com transportes públicos, como é o caso do passeio da natação que nos leva a Alhandra e à Trafaria  –  tendo como mote heróis das grandes travessias em águas abertas, como Baptista Pereira e Bessone Bastos.
  3. Sonhar com a ciclovia urbana mais bonita da Europa – entre Vila Franca de Xira e o Guincho temos 70km de frente ribeirinha plana. Esta ciclovia facilitaria a deslocação diária a todos (porque quanto maior o nº de pessoas a deslocarem-se de bicicleta menor o nº de automóveis, logo menos fila) e seria uma grande atração turística de promoção do turismo ativo.

PREVIOUS

Vista geral do livro do Hipismo
Vista geral do livro da Ginástica
Vista geral do livro do Atletismo
Vista geral do livro da Vela
Vista geral do livro da Natação
Vista geral do livro do Hóquei
Vista geral do livro do Ciclismo

Coordenação – Ana Santos

Investigação (textos e imagens) – Ana Santos e Anne Stroobant

Ilustração – Micaela Neto

Paginação – Rui Henrique

Projeto financiado pelo Programa Nacional de Desporto para Todos e realizado em conjunto com o Museu do Desporto